segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Episódios do anime - parte 3


100. Poseidon, o Imperador do Oceano

Poseidon, o Imperador dos Mares! Uma Guerra Santa novamente [19/11/1988]
Chuvas torrenciais castigam a Terra. Seiya e Shun permaneceram em Asgard. Hyoga e Shiryu foram tentar descobrir mais sobre Poseidon e como chegar ao seu Reino. No fundo do mar, Saori descobre que Poseidon era o mercador Julian Solo, o qual havia a pedido em casamento. Entretanto, a Senhorita Kido recusou. No Reino Marinho, o rapaz volta a pedi-la em casamento, para juntos com Poseidon e Atena, governarem a Terra. Com uma nova negativa, o Rei dos Mares prende a Deusa num imenso Pilar, que será coberto por água. Hilda descobre antigas escrituras que indicavam a entrada para o Reino de Poseidon. Seiya e Shun não perdem tempo e vão à procura de Saori. No fundo do mar são recebidos pela Sereia Tetis, que é facilmente repelida. Mas eis que surge o Dragão Marinho.




101. Destruam Todos os Pilares dos Sete Mares!
Destruam! Os Pilares Colossais (Mammoth Pilar) dos Sete Mares [26/11/1988]
Seiya e Shun liquidam os soldados do Dragão Marinho. Mas o Marina não se preocupa e avisa que para salvar Atena eles precisarão enfrentar os sete Generais de Poseidon e destruir os Pilares que sustentam as águas do Reino Submarino. Depois ainda será preciso destruir o grande Suporte Principal onde Saori está presa. O Pégaso e Andrômeda se separam. Em Asgard, Hyoga salta para o fundo do mar. Seiya chega ao Pilar do Oceano Pacífico Norte protegido pelo General Baian, o Cavalo Marinho.



102. O Misterioso Brilho Dourado da Armadura de Bronze
Brilho misterioso! A Armadura de Bronze da cor dourada [03/12/1988]
Seiya é golpeado pelos Ventos de Furacão de Baian. Com a força do Assopro Marinho de Baian, o Pégaso é lançado para fora do oceano. Quando o seu corpo afundava, sua Armadura começa a emitir um brilho dourado. Seiya volta para o Pilar do Pacífico Norte. Para a surpresa do Marina, o Pégaso o acerta com uma Centelha de Meteoros. Shun chega a outro Pilar, onde surge a imagem de uma bela mulher, que se transforma em seis bestas. Usando a Corrente Circular, Andrômeda se defende do ataque. Em seguida, o General Io de Scylla, que guarda o Pacífico Sul, se apresenta.
No Pacífico Norte, a Armadura de Seiya fica dourada, graças ao sangue dos Cavaleiros de Ouro. Com mais um ataque de Meteoros, o Cavalo Marinho é vencido. Shiryu e Kiki também chegam ao Reino de Poseidon. O aprendiz de Mu encara Tetis para o Dragão poder ir ajudar os amigos.

103. Shun é Atacado Pelas Seis Bestas de Scylla
O perigo se aproxima de Shun! As terríveis presas das bestas malignas [10/12/1988]
Os golpes de Seiya não são fortes o bastante para derrubar o Pilar. Mas chega Shina trazendo a Armadura de Libra, a mando do Mestre Ancião. A Amazona pede para Kiki levar a vestimenta dourada para os Cavaleiros de Bronze e fica para enfrentar a Sereia.
O Aprendiz de Mu encontra Seiya, que usando o Escudo de Libra, derruba o Pilar do Pacífico Norte. No Pacífico Sul, Shun sente na pele os ataques das Seis Bestas de Scylla. Mas Shun estava apenas estudando os golpes de Io. Quando o General lançou pela segunda vez seus monstros, a Corrente Nebulosa começou a repeli-los.


104. Morte às Bestas pela Poderosa Corrente Dourada
Morram, bestas malignas! A indestrutível corrente de ouro [17/12/1988]
A Corrente de Andrômeda tem uma defesa para cada besta. A Abelha Rainha, a Águia Poderosa, a Serpente Assassina, o Ataque Vampiro, o Lobo e o Urso Infernal são repelidos pela Corrente Nebulosa. A Armadura de Io é destruída. Shun pretende derrubar o Pilar e depois libertar o General, que lança seu Tornado Violento.
Shiryu chega ao Pilar do Oceano Indico, onde enfrenta Krishna e sua Lança de Crysaor. Em outro ponto do Reino de Poseidon, Seiya encontra Marin e a segue. De volta ao Pacífico Sul, Shun eleva seu cosmo até o sétimo sentido fazendo sua Armadura ficar dourada.

105. Excalibur Habita no Braço de Shiryu
Excalibur! A alma de Shura aloja-se no braço direito [24/12/1988]
Preso pelas Correntes de Andrômeda, Io vê Shun usar o Tchaco de Libra para derrubar o Pilar do Pacífico Sul. O General tenta deter Andrômeda e acaba morrendo.
No Oceano Indico, o cosmo de Shura entre em contato com Shiryu. O Cavaleiro de Capricórnio revela ter colocado o Espirito de Excalibur no braço direito do Dragão. A Armadura de Shiryu também fica dourada, mas ele a atira para elevar seu cosmo e desperta a Excalibur. Com um golpe certeiro o Cavaleiro de Atena quebra a lança de Krisaor e a armadura de Krishna. O General, então, concentra seus sete shakras.

106. Seiya Encontra o Seu Ente Mais Querido
Sonho trágico! Reunião com cheiro de morte [14/01/1989]
Ao disparar seu Dragão Nascente contra o General, Shiryu é atingido pelo Maha Roshini. O Cavaleiro fica parcialmente cego. Porém guiado pelo cosmo de Atena, Shiryu vê os sete pontos vitais de Krishna e os atinge com a Excalibur. Mais um General foi vencido.
No Atlântico Norte, Hyoga encontra Kamus. O Cisne desconfia que era alguém disfarçado. Mas depois de receber a Execução Aurora, Hyoga acredita que era seu Mestre. No mesmo Pilar, Seiya encontra Marin. A Amazona tira sua Máscara e diz ser Seika. Os dois se abraçam, mas Marin golpeia Seiya.
Shiryu recebe de Kiki a Armadura de Libra. O pequenino direciona o Dragão, que com a Espada de Libra faz o Pilar do Oceano Indico vir abaixo. Shun encontra Seiya e Hyoga desmaiados junto no Pacífico Norte, onde é atacado por Ikki.


107. Lymnades, o Malvado
Caçador de corações! O cruel Lymnades [21/01/1989]
Shun é salvo por sua Corrente Nebulosa. O Cavaleiro descobre que Kasa de Lymnades, o General do oceano Antártico assumiu as formas de Kamus e Marin para matar Seiya e Hyoga. Kasa assume a imagem de Ikki. Shun não consegue matar o General por achar que está atacando seu irmão. Kasa acerta sua Salamandra Satânica em Shun. De repente, o General se apavora com a aproximação de um poderoso cosmo. Ikki se apresenta e atinge Kasa com o Golpe Fantasma. O General se vê frente a ele mesmo. Em seguida, o enviado de Poseidon leva uma surra histórica do Fênix. Kasa ainda tenta derrubar Ikki assumindo a imagem de Shun. Mas o Fênix não se deixa enganar e vara o coração de seu oponente. Antes de morrer, Lymnades descobre a fraqueza de Ikki: o amor por Esmeralda. Depois, o Fênix com o Tridente de Libra derruba mais um Pilar. Ikki segue sozinho para salvar Saori.


108. Isaac, o Homem que Esqueceu os Sentimentos
Isaac! O homem que tem um coração de gelo [11/02/1989]
Hyoga desperta inconformado em se ter deixado levar por seus sentimentos. O Cisne chega no Pilar do Oceano Ártico, onde encontra Isaak. Os dois foram treinados pelo Mestre Cristal na Sibéria. Isaak queria ser um Cavaleiro de Atena. Hyoga, por sua vez, queria desenvolver sua cosmo energia para poder nadar até às profundezas do mar gelado, onde estava o navio que sepultava sua mãe.
O General fura o olho esquerdo do Cisne. Isso porque, ainda na Sibéria, Hyoga ao tentar chegar no navio foi pego pela correnteza. Para salvar o amigo, Isaak teve um olho perfurado e foi tragado para o fundo do mar. No fim, o antigo companheiro do Cisne foi nomeado por Poseidon o General de Kraken. Determinado a matar Hyoga, o Marina lança sua Aurora Boreal...

109. Tome Cuidado, Ikki! Outra Triste Batalha Mortal
Coragem, Kiki! Uma triste batalha mortal [18/02/1989]
Kiki chega ao Pilar do Oceano Ártico com a Caixa de Libra. A Armadura do Cisne se torna dourada, fazendo o Cavaleiro reter o Aurora Boreal.
No Santuário, Mu explica para Aioria que os Cavaleiros de Ouro não devem deixar a Grécia. Caberia a Seiya e os demais salvarem Atena.
No Pilar do Ártico, Hyoga dispara a Execução Aurora contra Isaak. O General não resiste. Tomando nas mãos o cacetete de Libra, Hyoga derruba o Pilar. Antes de morrer Isaak revela o verdadeiro articulador daquela batalha. Ao saber, Hyoga mal consegue conter o ódio.


110. Ouça a Bela Canção de Atena!
Ouça! O belo canto de Atena [25/05/1989]
Ikki encontra o General Dragão Marinho. O Fênix percebe que a cosmo energia de seu oponente lhe era familiar. O Comandado de Poseidon dispara sua Explosão Galáctica levando o Cavaleiro ao chão. O General revela sua identidade. Ikki acha que ele era Saga, mas na verdade ele é Kanon de Gêmeos. O Dragão Marinho conta que não é dividido entre o bem e o mal como Saga. Ele é mau por inteiro. O Marina manda o Fênix para outra Dimensão com seu Triângulo de Ouro. Shina é a primeira a entrar no Palácio de Poseidon. O Deus mitológico, entretanto, abate facilmente a Amazona. Seiya e Shiryu voltam à ativa. No mesmo momento, Sorento resolve descobrir as verdadeiras intenções de Kanon. O General de Sirene percebe que o Dragão Marinho contava com as mortes de Poseidon e Atena para dominar a Terra. Mas o interrogatório termina, pois Shun chega ao Pilar do Atlântico Sul. Andrômeda tenta atingir o General com suas Correntes. Sorento retruca com sua Sinfonia Final da Morte. Shun é salvo pela Canção de Atena. De dentro do Suporte Principal, a Deusa canta uma linda melodia através do seu cosmo, que neutraliza o ataque de Sorento.


111. Amigos Quando Morrem, Morrem Juntos!
Amigos! Quando morrem, o fazem juntos [11/03/1989]
Seiya entra no Palácio de Poseidon. O Pégaso tenta derrotar o Deus dos Mares, mas seus golpes voltam contra ele mesmo. Poseidon estraçalha a Armadura de Pégaso. O Cavaleiro só não morre porque Shiryu o defende com seu Escudo de Dragão.
Hyoga também chega ao Templo e tenta acertar o comandante dos Marinas. Poseidon lança seu cosmo contra os Cavaleiros destruindo as Armaduras do Cisne e do Dragão. No Santuário, Mu continua a ser pressionado por Aioria, Miro, Shaka e Aldebaran. Eles não entendem o porquê não podem ajudar os Cavaleiros de Bronze. Os Guerreiros Dourados, em meio à discussão, notam que a Armadura de Sagitário se dirige para o fundo do mar. O cosmo de Aioros leva sua veste sagrada para Seiya.
No Pilar do Atlântico Sul, Shun explode seu cosmo. Sua Armadura se tritura. Andrômeda lança contra Sorento sua Tempestade Nebulosa e vence seu adversário.


112. O Mistério do Renascer de Poseidon
Duas almas! O mistério do reviver de Poseidon [18/03/1989]
Shun derruba o Pilar do Atlântico Sul. Já Seiya tenta golpear Poseidon. Mas, mesmo com a Armadura de Sagitário seus ataques sempre voltam contra ele mesmo.
Kanon sente que o Espirito do Deus dos Mares está sendo despertado durante a luta contra Seiya. O Dragão Marinho teme que seus planos venham por água abaixo, ainda mais quando Ikki volta da outra Dimensão. Após conter a Explosão Galáctica, o Fênix dispara seu Golpe Fantasma. Toda a verdade, então, vem à tona.
Kanon depois de tentar convencer Saga de dominar a Terra, foi trancado numa prisão submarina para morrer. Kanon sabia que seu irmão gêmeo possuía um lado negro. Dentro da caverna, o futuro Marina encontrou uma sala oculta. Nela estava o Tridente do Imperador dos Mares selado por Atena. Ao remover o selo, Saga chegou ao Templo de Poseidon, onde libertou o Espírito do Deus da nfora de Atena.
Informado do renascimento da Deusa, Poseidon voltou a dormir no corpo do pequeno Julian Solo, para no devido tempo despertar para lutar contra sua antiga inimiga. Kanon aproveita para se nomear General Dragão Marinho.

113. Flecha Dourada Ataca Poseidon
Acerte o Poseidon! Flecha de Ouro [25/03/1989]
Seiya tenta atingir Poseidon com a Flecha de Sagitário. Como seus golpes, a Flecha volta e acerta o Pégaso. O Cavaleiro a retira e torna a atirá-la várias vezes. Shina, Shiryu, Hyoga e Shun se fazem de escudos vivos para Seiya tentar vencer o Imperador dos Oceanos. O esforço não foi em vão. A Flecha acerta o Elmo do Deus mitológico, deixando-o inconsciente por instantes. Sem perder tempo, os cinco seguem para o Pilar Principal. Em seguida, Poseidon desperta por completo.
Sorento chega com Kiki ao Pilar do Atlântico Norte. É dado para Kiki o Escudo de Libra para derrubar a última Coluna Marinha.
Junto ao Pilar de Sustentação, Hyoga recebe de Kamus a Armadura de Aquário para conter os ataques de Poseidon. E Shiryu veste a Armadura de Libra.


114. Viva a Amizade! Longa Vida, Lendários Cavaleiros
Brilhe, estrela da amizade! A lenda juvenil da eternidade [01/04/1989]
Os três Cavaleiros vestindo as Armaduras Douradas usam seus golpes. O Meteoro de Pégaso, o Cólera do Dragão e a Execução Aurora juntos conseguem derrubar Poseidon. Shiryu toma nas mãos o Escudo de Libra mas não consegue nem arranhar o Suporte Principal. A história se repete com as demais armas.
Enquanto isso, a luta entre Ikki e Kanon é interrompida por Sorento. Furioso com o plano do Dragão Marinho, o General de Sirene queira matar o irmão de Saga. O Fênix, no entanto, pede para Kanon contar onde estava a nfora de Atena para poder trancar o Espírito de Poseidon. O problema é que o jarro estava dentro do Pilar Principal. O irmão de Shun segue para ajudar seus companheiros.
Seiya pede para Shiryu e Hyoga lançá-lo junto de seus golpes contra o Apoio Principal. Entretanto Poseidon volta a ficar em pé. Ikki o detém para que o Pilar fosse derrubado. O Pégaso é lançado com o Cólera do Dragão e o Trovão Aurora. O Apoio Principal se quebra. De dentro Seiya traz Saori. Os mares caem sobre o Reino submarino. Atena, então, ajudada pelos cosmos de seus fiéis guardiões tranca Poseidon na nfora. Tetis resgata Julian Solo. O Dragão Marinho desapareceu. E assim a Terra foi salva mais uma vez pelos Santos Cavaleiros de Atena.



Comentário meu: a Saga de Poseidon foi uma fase curta que acabou sendo abafada pela duração da Saga de Asgard. O seu início foi um pouco diferente do mangá, visto que os cavaleiros estavam hospitalizados depois da batalha das 12 casas enquanto Tétis foi desafiar o Mestre Ancião e os cavaleiros de ouro. Acabou que o deus dos mares se provou fraco, embora a explicação para isso é que ele não tenha despertado por completo, já que ainda estava aproveitando o seu sono. Porém, Poseidon e seus generais marinas não deram tanto trabalho assim para os cavaleiros de bronze. A saga é fantástica de se ver porque os cavaleiros evoluem seus poderes, suas armaduras brilham como ouro momentaneamente e todos eles usam as armas de Libra para derrubar os 7 pilares que sustentam os 7 oceanos. Aqui é que vemos ser revelada a verdade por trás de Saga e por que ele se tornou maligno. Tudo o que aconteceu aqui até agora (e até o que acontecerá depois) é culpa de seu irmão gêmeo, Kanon. É uma saga importante e empolgante. Pena que tem o seu tom de despedida, já que na época o anime fora cancelado por causa de desentendimentos entre Masami Kurumada e a produtora Toei Animation. Contudo, talvez tivessem que criar uma saga à parte depois da do final de Poseidon, pois a Saga de Hades começou no mangá na época em que passava o episódio do anime da luta entre Hyoga e Isaac de Kraken.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Episódios do anime - parte 2


74. Inimigos do Extremo Norte! Os Lendários Guerreiros Deuses
Inimigos do Extremo Norte! Os lendários Guerreiros Deuses (God Warriors) [23/04/1988]
Em Asgard, no extremo norte da Europa, Hilda de Poláris reza para Odin olhar por seu povo. Mas uma entidade misteriosa domina a mente da Senhora das terras geladas com o anel Nibelungo.
Hilda convoca seus sete Guerreiros Deuses. Shido de Mizar é enviado para matar Atena, porém antes o Guerreiro de Asgard passa pelo Santuário e arrasa com Aldebaran de Touro.
Saori estava sendo atacada. Shun e Seiya, usando suas Armaduras de Bronze, chegam para defender a Deusa. Os dois enfrentam Shido, que é obrigado a recuar com as chegadas de Ikki, Shiryu e Hyoga. Saori resolve ir até Asgard para saber o que está acontecendo.



75. Hilda, a Deusa Enfeitiçada pelo Diabo
Hilda! A deusa enfeitiçada pelo demônio [30/04/1988]
Hyoga chega a Asgard, onde Freya, a irmã de Hilda conta que a representante de Odin na Terra mudou repentinamente. Saori, Seiya, Shun e Kiki também chegam nas terras geladas. Freya conta que sem a proteção do cosmo de Hilda, todo o gelo de Asgard e do Polo Norte derreterão, causando grandes devastações pelo mundo. Os Defensores de Atena encontram Hilda e seus Guerreiros Deuses. Atena percebe que a Senhora de Asgard está usando o anel Nibelungo. A única maneira de fazer Hilda voltar ao normal é retirando a jóia amaldiçoada. Saori usa seu cosmo para conter o degelo polar. Os Cavaleiros terão de enfrentar os Guerreiros Deuses e pegar as Safiras de Odin.


76. O Cosmo de Thor está Cheio de Ódio
O gigante Thor! Cosmo enfurecido [07/05/1988]
No caminho para o Palácio Valhalla, Seiya, Hyoga e Shun encontram o primeiro Guerreiro Deus, Thor. O protegido da Estrela Gama ataca com seu Martelo Mionir e seu Hércules Titânico. O gigantesco Guerreiro de Fekda leva vantagem contra os heróis, mas Seiya não desiste.



77. Thor Morre por Hilda
Lágrimas do gigante! Morre por Hilda [07/05/1988]
O Pégaso eleva ao máximo seu cosmo e consegue desviar do Hércules Titânico do Guerreiro de Hilda, para vencê-lo em seguida com um golpe Meteoro certeiro. Shiryu, que também chegou em Asgard, explica aos companheiros que as sete Safiras de Odin quando unidas despertarão a Espada Balmung, a única arma capaz de quebrar o anel Nibelungo.


78. Fenrir! O Lobo do Norte Mostra os seus Caninos
Presas sólidas! Fenrir, o lobo do norte [21/05/1988]
Os Cavaleiros se separam e combinam encontrar-se no Palácio Valhalla. Shiryu recorda que quando enfrentou Shura, o Cavaleiro de Ouro, para poupar a vida do Dragão, lhe transferiu a Armadura de Capricórnio. Desta forma, Shiryu não morreu com seu Dragão Final. Junto das cachoeiras congeladas de Asgard, o pupilo do Mestre Ancião encontra Fenrir e uma alcateia de lobos. As Garras do Lobo Assassino deixam o Defensor de Atena parcialmente cego.


79. Pobres Lobos do Norte
Compaixão! O trágico destino do Golpe de Alcateia de Lobos do Norte [28/05/1988]
Fenrir conta que anos atrás viu seus pais serem devorados por um urso. Abandonado por todos, foi salvo pelos lobos. E assim cresceu com eles. Com o tempo se tornou um exímio caçador e acabou escolhido por Hilda para ser o Guerreiro Deus de Alioth. Mas o protegido pela Estrela Épsilon não contava com a força do Dragão Shiryu.

80. Lamentos do Gelo
Explosão no campo gélido! O triste uivo [04/06/1988]
O Dragão Nascente colide com as Garras do Lobo Imortal. Mas é com o Cólera do Dragão que Shiryu destrói a cachoeira congelada que soterra Fenrir. Hyoga encontra Hagen de Merak. O novo adversário impressiona o Cisne com seu ar congelante, tão forte quanto o Pó de Diamante.

81. A Batalha Mortal de Freya
Freya! Um combate mortal por amor [11/06/1988]
A batalha entre Hyoga e Hagen se desloca para dentro das cavernas subterrâneas de Asgard. O Guerreiro Deus também controla o calor. O protegido da Estrela Delta não lutava só por Hilda, ele estava enciumado porque sabia da amizade entre o Cisne e Freya, a quem amava. Kiki sente o combate e avisa a irmã de Hilda, que ruma para as cavernas.


82. Cisne, Erga-se do Inferno Ardente!
Dance, Cisne! Um inferno incandescente dentro do gelo [18/06/1988]
Devido ao calor, Hyoga não está conseguindo evitar os golpes de Hagen com seu ar gelado. Freya chega na caverna e tenta convencer o Guerreiro Deus de desistir da briga. Mas Hagen prefere lutar e até chega a golpear sua amada. Hyoga se vê obrigado a detonar o Raio de Fogo de Hagen com um poderoso Trovão Aurora. Os Defensores agora têm três Safiras de Odin.

83. Harpa Misteriosa! O Prelúdio que Atrai Shun para a Morte
Harpa suspeita! O prelúdio da morte chama Shun [25/06/1988]
Freya é levada para uma cabana por Kiki para se recuperar. No caminho para o palácio, Seiya lembra que as Armaduras de Bronze foram revividas com o sangue dos Cavaleiros de Ouro e remodeladas por Mu. Shun é atraído por uma bela e triste melodia tocada por Mime de Benetnasch. Andrômeda tenta evitar a briga. Mas o Guerreiro Deus mostra como seu cosmo de Éta é poderoso.

84. Condenado à Morte! Réquiem de Cordas
Sentença de morte! Réquiem de Cordas (Stringer Requiem) [02/07/1988]
Por causa do gélido cosmo de Mime, Shun percebe que sua Armadura e suas Correntes eram inúteis e as retira. Nem a Tempestade Nebulosa foi capaz de vencer o Guerreiro Deus que contra-ataca com seu Réquiem de Cordas. Shun começa a ser estrangulado pelas cordas da harpa de Mime, mas Ikki interfere e salva o irmão.


85. Um Guerreiro Triste e Corajoso
O bravo homem triste! O ódio congelado [09/07/1988]
Agora a briga é entre o Fênix e o Guerreiro de Benetona. Ikki descobre porque o cosmo de Mime era tão frio. O Guardião de Hilda, ainda garoto, havia matado Folker, seu pai adotivo, depois de descobrir que este matara seus pais verdadeiros. Usando o Golpe Fantasma em Mime, Ikki faz o Guerreiro de Asgard lembrar de como Folker o amava e o remorso que sentia por tê-lo matado.


86. Fênix e Suas Asas Ardentes
Fênix! Asas escarlates que queimam [16/07/1988]
Mime quase vence Ikki com seu Réquiem de Cordas, mas o Defensor de Atena revida com o Ave Fênix. O Guerreiro Deus retira sua Armadura e encara o irmão de Shun. Os dois se golpeiam, Mime cai morto. Ikki ordena que Andrômeda siga em frente e logo depois desmaia.

87. A Couraça Ametista
Ametista demoníaca! Um cemitério de Cavaleiros [23/07/1988]
Chega a vez de Alberich entrar na briga. Marin é a primeira a enfrentá-lo e acaba presa dentro da Couraça Ametista. Seiya os encontra e se desespera ao ver sua Mestra morrendo.


88. A Espada de Fogo! A Ambição Maligna
Espada de chamas! Temível ambição [30/07/1988]
Seiya não pode matar Alberich, caso contrário Marin nunca será libertada do esquife de ametista. O Pégaso também é pego pela Couraça de Ametista. Hyoga chega no local e vê seus amigos aprisionados.

89. O Sacrifício Para o Mal! A Floresta dos Espíritos
Sacrifício diabólico! A floresta dos espíritos [13/08/1988]
Hyoga ia ser aprisionado na Couraça Ametista quando Shiryu salva o amigo com o Escudo do Dragão. Alberich conta que seu décimo terceiro antecessor foi vencido por Dohko, o Mestre Ancião, vários anos atrás.


90. Não Olhe para Trás, Seiya!
Vire para o outro lado, Seiya! Cosmo do dragão ascendente [20/08/1988]
Alberich usa a Unidade da Natureza contra Shiryu. Guiado telepaticamente pelo Mestre Ancião, o Dragão consegue neutralizar seu cosmo e se transforma num elemento da natureza. O golpe do Guerreiro de Mergures se torna inútil. Shiryu nota que Alberich queria para si as Safiras de Odin e ter em suas mãos a Espada Balmung, e assim dominar Asgard.
Para concentrar mais seu cosmo, o Dragão tira sua Armadura e dispara seu Golpe por dentro da Couraça Ametista. Alberich é vencido. Seiya e Marin são libertados e Hyoga desperta.

91. O Segredo de Shido de Mizar
Queime, Shun! O mistério oculto nas presas negras [27/08/1988]
Shun é o primeiro a entrar no Palácio Valhalla, onde Shido o aguarda. Hyoga e Seiya também chegam ao local. Andrômeda luta contra o Guerreiro Deus para seus amigos encontrarem Hilda. Shina chega em Asgard e encontra Marin. A Amazona de Águia revela que Shido possui uma sombra protetora: Bado, o irmão gêmeo do Guerreiro Deus. Shina corre para avisar os Cavaleiros do segredo.

92. Shun, Tente o Último Golpe!
Dispare! A derradeira Tempestade Nebulosa (Nebula Storm) de Shun [03/09/1988]
Shun quase morre. Andrômeda retira sua Armadura para poder lançar sua Tempestade Nebulosa contra Shido, que é vencido graças a Shina. A Amazona chegou em cima da hora para evitar que Andrômeda fosse atingido pelo Golpe de Bado. A sombra de Mizar se mostra. Shina tenta eliminar o Guerreiro de Alkor mas nada consegue. Sorte Ikki aparecer.

93. Bado e Shido, os Gêmeos do Destino
Bud! A predestinada estrela gêmea [10/09/1988]
Ikki enfrenta as Garras do Tigre das Sombras. Bado conta que fora abandonado por seus pais, pois em Asgard acreditava-se que ter gêmeos era sinal de maldição. Assim, Shido cresceu junto de seus pais, enquanto Bado cresceu com um aldeão nas gélidas florestas. Já adulto, Bado recebeu a Armadura do Deus Alkor, mas não foi nomeado Guerreiro de Zeta por Hilda. O titulo ficou com Shido de Mizar. Bado só assumiria a condição de Guerreiro Deus se seu irmão morresse.



94. Laços Entre Irmãos
Laços de irmãos! Syd, descanse em sua terra natal [20/08/1988]
Ikki e Shun enfrentam Bado e Shido. O Guerreiro de Mizar segura o Fênix para que seu irmão liquide com o adversário. Mas Bado sabia que para matar Ikki mataria Shido e não ataca. O Guerreiro de Mizar não resiste aos ferimentos já sofridos e sai carregado pelo irmão, que após ter recebido o Ave Fênix também não resiste. A estrela gêmea de Zeta se apaga.


95. O Herói da Lenda Reviveu!
Um herói sublime! O lendário cavaleiro revive [15/10/1988]
Resta apenas Siegfried. Seiya é o primeiro a enfrentá-lo. Shun, Ikki e Hyoga também encontram o último Guerreiro Deus. Uma fantástica batalha entre o Fênix e o Guerreiro Deus tem inicio. Mas Siegfried consegue se sobrepor a Ikki. O mesmo acontece com Andrômeda e Cisne. Seiya volta para a luta. O Guerreiro Deus dispara seu Vendaval do Dragão que acerta o Pégaso e Shina, que tentava defender seu amado.

96. Dragões em Luta
Dragão contra Dragão! Uma chance de vitória de um centésimo de milésimo de segundo [22/10/1988]
Shiryu chega até o Palácio Valhalla. O Cavaleiro de Bronze sabia da lenda sobre Siegfried, o qual após ter sido banhado pelo sangue de um dragão mitológico ficou invulnerável. Por isso, Shiryu estava determinado a usar o Dragão Final. Porém, o Guerreiro de Alfa impede a investida e ainda acerta o Vendaval do Dragão em Shiryu. Com ajuda do Mestre Ancião, o Dragão descobre o ponto fraco de Siegfried. Exatamente quando o Guerreiro disparava seu golpe, ele deixava seu coração à mostra. Era o único ponto em que o lendário Guerreiro não foi banhado por sangue, seu único ponto fraco. Pena a Armadura de Doube ter evitado a morte do Defensor de Hilda.

97. Um Bruxo do Mar! A Canção da Morte
Sirene (Siren)! O belo som da morte [29/10/1988]
Conhecendo o ponto fraco de Siegfried, Seiya volta a enfrentá-lo. Mas foi preciso a união dos cosmos dos cinco Defensores de Atena para derrubar o Guerreiro Deus. Surge Sorento de Sirene, um dos Generais de Poseidon e revela que foi o Deus Marinho quem colocou o anel Nibelungo em Hilda para ela livrar a Terra dos Cavaleiros de Atena. Siegfried se enfurece, entrega sua Safira para Seiya e se sacrifica para matar Sorento.



98. A Milagrosa Aparição da Armadura de Odin
Aparição de um milagre! O Traje de Odin (Odin Robe) [05/11/1988]
Unindo as sete Safiras, surge a Armadura de Odin. Seiya a veste e empunhando a espada Balmung parte para arrancar o anel Nibelungo de Hilda.



99. Atena! Minha Oração por Você
Ó, Atena! A oração da sublime eternidade [12/11/1988]
Guiado por Odin, Seiya quebra o anel Nibelungo de Hilda. A Senhora de Asgard volta ao normal. Em seguida, a Armadura de Odin deixa o Pégaso. Hilda eleva seu cosmo e devolve a harmonia em Asgard. Faltava resgatar Atena. Porém, a Deusa é levada para o fundo do mar, para o Reino de Poseidon.


Comentário meu: a Saga de Asgard é uma fase que só existe no anime, visto que a animação estava alcançando a história do mangá. Quando terminaram de produzir a fase das 12 casas em anime, Seiya e seus amigos ainda não tinham entrado no reino submarino de Poseidon no mangá. Aproveitando então do sucesso do filme A Ardente Batalha dos Deuses e juntando com a saga solo de Hyoga no mangá (Natássia do País do Gelo), nasceu a Saga de Asgard no anime. Na minha opinião, é a saga mais enrolada e fraca dos cavaleiros (não quer dizer que seja ruim, pois se a saga das 12 casas é "excelente", a Saga de Asgard encontra-se no nível "bom"). Há muita enrolação nos episódios, diálogos desnecessários, frases repetitivas e a luz do palco volta-se para os problemas emocionais dos Guerreiros Deuses em vez dos cavaleiros de bronze. Há inimigos que precisam de quatro episódios para serem vencidos. Quase não reconheci o Shiryu quando este leva uma baita surra de Fenrir de Alioth, um cavaleiro de poder mediano. A saga fica realmente boa quando os cavaleiros enfrentam Siegfried e depois seguem para derrotar Hilda. O melhor então é quando Sorento de Sirene aparece e revela que foi Poseidon que colocou o anel no dedo de Hilda. A saga emociona também ao vermos as emocionantes histórias de Mime, Bado e Shido. Com 26 episódios, a fase Asgard serviu para preencher o buraco até que o mangá já tivesse uma boa história contada sobre Poseidon e também para que a estreia do primeiro episódio sobre deus dos mares fosse o de número 100. Ah, só para não esquecer: deveriam ter dado um tempo para os cavaleiros de bronze descansarem. Poderiam mostrar diálogos deles com os cavaleiros de ouro que não morreram para aí sim começar a Saga de Asgard.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Episódios do anime - parte 1

Olá, amigos! Seguindo a empolgação do meu blog sobre cavaleiros, hoje coloco a primeira parte da lista de episódios do anime (fase Santuário), bem como a data da primeira exibição na TV japonesa e a tradução literal do título original (a versão brasileira fez algumas adaptações nos títulos, às vezes até bastante distante do original). A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986. Devo acrescentar que retirei os resumos na internet e reuni aqui no meu blog. Em negrito e azul escuro são os títulos brasileiros; em itálico e vermelho, os títulos originais japoneses.



1. As Lendas de Uma Nova Era
Revivam! Lendas heróicas [11/10/1986]
A Guerra Galáctica, torneio que premiará o vencedor com a Sagrada Armadura de Ouro de Sagitário, começou. Mas nem todos os seus competidores se apresentaram.
No Santuário de Atena, na Grécia, Seiya desperta seu Cosmo e conquista a Armadura de Bronze de Pégaso ao derrotar Cassios.
Antes de retornar para o Japão, o cavaleiro ainda enfrenta a Amazona Shina de Cobra. Na ocasião, Seiya consegue quebrar a máscara da guerreira, fato que lhe daria muita dor de cabeça no futuro.

2. Quando Seiya Veste a Armadura de Pégaso
Queime! Meteoro de Pégaso [18/10/1986]
Na sede da Fundação Kido, Saori recebe Seiya. O Cavaleiro aceita participar da competição, em troca a Srta. Kido promete usar a Fundação para localizar Seika, a irmã de Seiya. No dia seguinte, o Cavaleiro de Pégaso vence Geki de Urso na competição.

3. Cisne, o Guerreiro do Gelo
Cisne! O guerreiro dos campos gélidos [25/10/1986]
Hyoga se despede de sua mãe sepultada nos mares gélidos da Sibéria. Em seguida, destrói a milenar Muralha de Gelo e conquista a Armadura de Cisne.
De volta ao Japão, Hyoga enfrenta o Cavaleiro de Hidra na Guerra Galáctica. Utilizando seu Pó de Diamante, o Cisne arrasa com Ichi.

4. O Invencível Golpe do Dragão
Dragão! Punho e escudo invencíveis [01/11/1986]
Shiryu enfrenta Seiya. O Pégaso vê seus Meteoros serem repelidos pelo Escudo do Dragão. Com grande destreza, Seiya consegue fazer Shiryu acertar o Cólera do Dragão em seu próprio escudo. O punho e o escudo do Dragão se quebram. Os dois Cavaleiros tiram suas armaduras e partem para o corpo a corpo.



5. A Ressurreição do Dragão
Reviver milagroso! O Cosmo da amizade [15/11/1986]
Seiya atinge o coração do Dragão, o ponto fraco de Shiryu, e o faz tombar morto. Mesmo muito ferido, o Pégaso, auxiliado por Shun e Hyoga, consegue fazer o coração de Shiryu voltar a bater.

6. Fênix, o Guerreiro que Voltou do Inferno
Fênix! O guerreiro que viu o inferno [22/11/1986]
No hospital, Shiryu e Seiya sentem um estranho cosmo, e decidem voltar até o Coliseo. No momento que Shun estava prestes a vencer Jabu, Ikki de Fênix aparece jurando vingar-se de todos.

7. A Vingança do Cavaleiro Fênix
Roubada! A Sagrada Armadura de Ouro (Gold Cloth) [29/11/1986]
Ikki resolve matar seu irmão Shun. O Fênix recorda que para defender Shun acabou sendo mandado para a Ilha da Rainha da Morte. Nachi decide combater Ikki. O Lobo é atingido pelo Espírito Diabólico e cai derrotado. Chegam ao Coliseo os Cavaleiros Negros comandados por Ikki. Eles roubam a armadura de Sagitário e fogem.

8. À Procura da Armadura de Ouro
Derrotem! O exército de Fênix Negros [06/12/1986]
Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun partem atrás dos ladrões. Ikki chega a vestir a armadura de Sagitário, mas o Pégaso acaba com a festa.
O quarteto recupera quatro partes. O resto é levado por Ikki.
Enquanto Shiryu leva as armaduras de Dragão e de Pégaso para serem consertadas em Jamiel, os demais vão no encalço do Fênix.



9. Os Cavaleiros do Apocalipse
Poderosos inimigos! Os Quatro Grandes Cavaleiros Negros se mostram [13/12/1986]
O Cisne Negro aparece nos arredores próximo à mansão Kido e ataca Shun. Hyoga aparece e salva o seu amigo. Os cavaleiros de bronze ficam sabendo da existência de quatro cavaleiros negros: pégaso negro, dragão negro, cisne negro e andrômeda negro.

10. O Túmulo da Armadura Sagrada
Cuidado Shiryu! O cemitério das Armaduras (Cloth) [20/12/1986]
Saori recebe um desafio de Ikki. O Fênix quer que Seiya e seus amigos o encontrem no Vale da Morte para lutar pelas partes da armadura.
Shiryu chega em Jamiel, onde encontra Mu. O ferreiro avisa que para recuperar as armaduras precisará do sangue do Dragão que se diz pronto para qualquer sacrifício.

11. Seiya Enfrenta o Pégaso Negro
Combate mortal! O temível Golpe da Morte Negra [27/12/1986]
No Vale da Morte começam os combates. Kiki, o aprendiz de Mu, leva para Seiya a armadura de Pégaso. Em seguida, o Cavaleiro enfrenta o Pégaso Negro. Mesmo vitorioso, o herói é ferido pelo Meteoro Negro e começa a sentir os efeitos da Morte Negra.
Hyoga se depara com o Cisne Negro. O Cavaleiro das Trevas antes de morrer envia o símbolo do Cisne de seu elmo para Ikki. No símbolo estavam registrados os segredos da técnica usada por Hyoga.



12. As Correntes da Amizade
Avante! Corrente Nebulosa da amizade [10/01/1987]
Hyoga enfrenta Ikki. Conhecendo a técnica de seu adversário, o Fênix consegue dar um golpe certeiro no coração de Hyoga, que cai morto.
Shiryu, já recuperado, chega ao Vale. Shun localiza Seiya, e mesmo lutando contra o Andrômeda Negro, que é vencido, consegue resgatar o amigo.

13. As Façanhas Explosivas
Arda! Golpe de chamas [17/01/1987]
Shiryu encara o Dragão Negro. Por ter perdido muito sangue para recuperar as armaduras, o Cavaleiro de Atena estava enfraquecido. Quase vencido, o Cavaleiro vê o Dragão Negro salvar sua vida por ter compreendido a importância da amizade.
O Dragão acerta o Pégaso em seus 13 Pontos Cósmicos para este escapar da Morte Negra.
Ikki encontra Shiryu e Shun. Andrômeda implora para seu irmão parar os ataques. Mas o Fênix está decidido em matar a todos. Seiya se recupera e tenta lutar contra Ikki.

14. A Derrota do Espirito Diabólico
Derrotado! Golpe da Ilusão Diabólica (Genmaken) [24/01/1987]
Hyoga reaparece para enfrentar Ikki. O Cisne fora salvo pelo Rosário de sua mãe que levava junto de seu coração.
O Fênix não desiste e quase vence os quatro cavaleiros. Entretanto os Cavaleiros foram protegidos pela armadura de Sagitário. Ikki insiste. Porém para sua surpresa partes das armaduras dos Cavaleiros de bronze se unem à do Pégaso para vencê-lo.

15. O Segredo de Fênix
Agora revelado! O enigma de Ikki [31/01/1987]
O ódio no coração de Ikki se foi. O Fênix conta aos Cavaleiros como sofreu na Ilha da Rainha da Morte. Seu Mestre, o Cavaleiro do Diabo, só pensava em ensinar-lhe como vencer através do ódio. Na Ilha, seu único amparo era o amor de Esmeralda, que acaba morta por seu pai, o Cavaleiro do Diabo. Após a confissão, surge um novo inimigo, Dócrates. Ikki se sacrifica para deter o gigantesco Cavaleiro.



16. O Ataque à Fundação
Gigantesco! O ataque furioso de Docrates [07/02/1987]
No Santuário, o Mestre Ares exige noticias sobre a recuperação da armadura de Sagitário. Seiya e seus amigos regressam para o Japão apenas com o capacete da Armadura de Ouro. Dócrates, dado como morto no Vale da Morte, aparece na Mansão Kido para tomar a Máscara de Sagitário. No meio da briga, Saori acaba seqüestrada pelo Cavaleiro enviado por Ares.

17. Temos que Salvar Saori
Resgatem! A crise de Saori [14/02/1987]
Dócrates ordena que os quatro Cavaleiros o encontrem no Coliseum. Seiya, Shun e Hyoga enfrentam o gigante. Usando os ensinamentos do Mestre Cristal, o Cisne consegue congelar as pernas de Dócrates para Seiya e Shun liquidarem com o enviado de Ares. Porém, Shiryu e Kiki não conseguem recuperar as outras partes da armadura de Sagitário.



18. Os Cavaleiros do Abismo
A grande ira! Os Cavaleiros Fantasmas (Yûrei Saint) do Caribe [21/02/1987]
Saori e os Cavaleiros ficam sabendo que forças ocultas agem no Santuário. Ares ordena a Jigars para recuperar a Máscara da Armadura Dourada e liquidar com Seiya e seus companheiros. Jigars recorre a Shina, que sugere a utilização de Jisty e seus Cavaleiros Fantasmas. Os enviados do mal dominam um petroleiro e exigem que os quatro Guerreiros levem a Máscara Dourada.
Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun conseguem deter o Medusa, o Golfinho e o Serpente Marinha, que são salvos por Jisty.

19. A Ilha do Espectro
Vida ou morte?! A batalha sangrenta na Ilha Makai [28/02/1987]
Os Cavaleiros seguem para a Ilha do Inferno para recuperar o Capacete da Armadura. Lá, os Cavaleiros Fantasmas são derrotados. Na Fortaleza, Seiya vence Jisty e recupera a parte roubada da Armadura.

20. A Traição do Senhor dos Gelos
Lute seriamente! O contra-ataque de Shaina [07/03/1987]
Marin ouve no Santuário, que o Mestre Cristal, após ter sido chamado por Ares na Grécia, sofreu uma grande transformação ao receber o Satã Imperial. Shun segue com Saori e a Máscara de Sagitário para um esconderijo. Seiya, Shiryu e Hyoga vão perguntar aos seus Mestres se eles sabem sobre o que acontece no Santuário. Nas ruínas gregas, Shina enfrenta o Pégaso, que é salvo por Marin. Hyoga chega na Sibéria e encontra seu Mestre totalmente mudado.



21. A Pirâmide de Gelo
Frieza! O confronto da aurora [14/03/1987]
Shiryu encontra seu Mestre nos 5 Picos de Rosan. O Ancião conta que um novo Mestre substituiu o antigo que havia morrido.
Na Sibéria, Hyoga enfrenta Cristal. O Cisne vence seu Mestre, que antes de morrer volta a si.

22. O Cavaleiro das Chamas
O reviver das chamas! O imortal Ikki [21/03/1987]
Jigars junto do Cavaleiro do Fogo localizam Saori. Shun tenta enfrentá-los, mas acaba envolto em chamas. Quando tudo parecia perdido, das labaredas surge Ikki de Fênix. Rapidamente o irmão de Shun aplica seu Golpe Fantasma no Cavaleiro do Fogo, que morre. Jigars foge apavorado.



23. O Anjo da Morte
O Cavaleiro de Prata (Silver Saint)! Um assassino altamente orgulhoso [28/03/1987]
Piton manda Marin atrás de Seiya. A Amazona vai para o Japão acompanhada de Misty. Na pátria, Seiya enfrenta Misty, mas é Marin quem golpeia fatalmente seu pupilo. Tudo não passava de uma farsa. O Cavaleiro de Lagarto saca e volta a lutar contra Seiya.

24. O Vôo de Pégaso
Voe Pégaso! Como um cometa [11/04/1987]
Achando que sua Força Demoníaca havia liquidado com Seiya, Misty resolve tomar um banho no mar. Mas o Pégaso estava vivo. De volta à batalha, o Cavaleiro de Prata é liquidado por Seiya.
Chegam mais dois Guerreiros Prateados, Mouses e Asterion. Eles descobrem que Marin ajudara Seiya a vencer Misty. Acusada de traidora a Amazona é presa para atrair o Pégaso.
Seiya parte para o combate. No meio da briga, os Cavaleiros de Prata revelam que Marin é a irmã desaparecida de Seiya. Ao ouvir a noticia, o Pégaso revitaliza seu cosmo e extermina com Mouses.

25. A Revelação
Lutem! Por Atena [18/04/1987]
Seiya ainda precisa vencer Asterion para poder salvar Marin. O Cavaleiro de Prata usa seu Ataque de Milhões de Fantasmas atordoando Seiya. Marin se solta e com seu Águia de Fogo termina com a luta.
O Pégaso reencontra os amigos nas ruínas do Coliseum. Tatsumi revela que Saori é a reencarnação da Deusa Atena. Logo após a revelação, surge Babel de Santouro, outro Cavaleiro de Prata. E mais, durante a luta aparecem outros três Cavaleiros desconhecidos.

26. Os Cavaleiros de Aço
Inimigos ou aliados?! Os Cavaleiros de Aço (Steel Saints) [25/04/1987]
Com uma força dos Cavaleiros de Aço, Hyoga consegue liquidar com Babel. No Santuário, Piton envia Shina, Argos de Perseu e Espartan atrás de Seiya & Cia. A caminho da Grécia, os Cavaleiros de Prata atraem os heróis para uma Ilha.



27. O Escudo da Medusa
Seiya petrificado! O escudo da Medusa [02/05/1987]
Shun é transformado em pedra pelo Escudo da Medusa de Argos. Shina é vencida por Seiya, mas este também é transformado em pedra. Sobra apenas Shiryu, que graças ao seu escudo não virou estátua.

28. O Golpe de Misericórdia do Dragão
Dragão! Um golpe de sacrifício [09/05/1987]
Shiryu fura seus próprios olhos para enfrentar Argos. Cego e direcionado pelo cosmo de Atena, o Dragão derrota o Cavaleiro de Prata. Seiya e Shun voltam ao normal. Spartan apavorado foge com Shina. De volta ao Japão, Seiya e os demais ficam sabendo que os Cavaleiros de Aço foram criados em segredo por Mitsumasa Kido para ajudá-los.

29. O Sequestro de Saori
O rapto! Um exército de corvos ataca Saori [16/05/1987]
Shiryu volta a Rosan para se recuperar. Na Fundação, Seiya se desentende com Ikki bem na hora que Jamian de Corvo seqüestra Saori. O Pégaso localiza o Cavaleiro de Prata, mas não consegue salvar Atena.



30. O Cosmo Flamejante do Amor
Queime! Cosmo do amor [23/05/1987]
Seiya consegue soltar Saori dos Corvos. Em queda-livre, Seiya faz o impossível para salvar Atena. Shina aparece para matar o Cavaleiro de Bronze. Encurralado, o herói salta montanha abaixo com Saori nos braços. Pela manhã, quando Shina os localiza ela vê a Deusa agradecendo Seiya por ter salvo sua vida. Enciumada, a Amazona acaba com a farra. Shun e Hyoga chegam ao local e derrotam Jamian. Shina desaparece após ser atingida pelo Cisne.

31. A Fronteira Entre a Vida e a Morte
Ilusão diabólica! A linha entre a vida e a morte [30/05/1987]
Mais dois Cavaleiros de Prata aparecem. Kapela e Dante quase matam os dois Cavaleiros de Bronze. Entretanto, Ikki surge para defender Saori. Dante é liquidado pelo Ave Fênix, depois Kapela de Auriga é mandado para o Mundo dos Mortos com o Golpe Fantasma. Dante ainda tenta voltar à luta, mas Shun dá conta dele.

32. A Explosão da Ilha da Rainha da Morte
Grande explosão! A Ilha Rainha da Morte [06/06/1987]
Ikki volta à Ilha da Rainha da Morte, onde enfrenta Jango e o Fênix das Trevas. Fortificado pelo Espirito de Esmeralda, o mais forte dos Cavaleiros de Bronze detona com seus adversários.



33. As Lágrimas do Dragão Cego
O embate entre o tigre e o dragão! As lágrimas do Dragão cego [13/06/1987]
Shiryu recebe em Rosan a visita de Oko, antigo discípulo do Mestre Ancião. O rapaz voltara para enfrentar o Cavaleiro de Dragão e provar ser o mais forte. Enquanto isso, Seiya parte em busca da Água da Vida.

34. Adeus Companheiro, Descanse em Paz
Adeus, amigo! Descanse em paz [20/06/1987]
Mesmo cego, Shiryu mostra ter um cosmo muito maior que Oko, que acaba vencido. Na Fundação Kido, a Máscara de Sagitário se une ao resto da armadura e afunda num lago.

35. A Esperança de Seiya
Pronto para morrer! Os olhos do Dragão se abrem [27/06/1987]
Após vencer o Cavaleiro de Prata Aracne de Tarântula, Seiya consegue pegar a Água da Vida e pede para Kiki levá-la para Shiryu.



36. Doze Armaduras de Ouro!
Incrível! As 12 Armaduras de Ouro [04/07/1987]
Ares convoca Miro de Escorpião para liquidar os Cavaleiros de Bronze. A cruel Santidade diz sobre a existência de 12 Cavaleiros de Ouro, fato que poucos conheciam. No hospital onde se recuperava, Seiya é atacado por Shina. A Amazona confessa ser apaixonada pelo Pégaso. O caso é que como ele viu seu rosto, ela teria que amá-lo ou matá-lo. Achando jamais seria correspondida, Shina resolveu matar seu amado.
No Santuário, Aioria de Leão se oferece para enfrentar os Cavaleiros de Bronze.

37. A Decisão da Armadura de Sagitário
A máscara clama! Amor ou morte? [11/07/1987]
Shina segue lutando contra Seiya. A Amazona só pára com a chegada de Aioria. Percebendo que o Cavaleiro de Ouro estava lá para matar o Pégaso, Shina resolve enfrentá-lo e é ferida. Aioria dispara sua Cápsula do Poder contra Seiya, mas Shina se joga na frente salvando o Cavaleiro de Bronze. Tocado pelo sacrifício da Amazona, Aioria desiste de matar Seiya, que agora quer briga. O Cavaleiro de Ouro já estava levando a Amazona para o Santuário quando três Cavaleiros de Prata surgem. Mas Argeti, Dios e Sirius se dão mal. Seiya usando a Armadura de Sagitário detona com o trio.



38. Ataquem Cavaleiros de Ouro!
Embate! O Cavaleiro de Ouro [18/07/1987]
Vestindo a Armadura de Sagitário, Seiya enfrenta o Cápsula do Poder de Aioria. Shun e Hyoga também chegam ao local e contam que o Santuário está dominado pelas forças do mal. Atena e o Espirito de Aioros revelam que Ares está do lado das trevas. Saori conta que Aioros a salvara de ser morta pelo Mestre. Convencido, Aioria volta para a Grécia para tirar satisfações com Ares. A Armadura de Sagitário deixa Seiya e indica que os Cavaleiros de Bronze devem ir para o Santuário.

39. Shiryu Contra a Máscara da Morte
Velocidade da Luz! O golpe que excede o Mach [25/07/1987]
Chega em Rosan, o Máscara da Morte. Enviado por Ares, o Cavaleiro de Câncer estava lá para matar o Mestre Ancião. Mesmo cego, Shiryu encara o Guerreiro Dourado. Sorte Mu, o Cavaleiro de Ouro de Áries, ter chegado ao local e impedido a morte de Shiryu. Câncer decide voltar para o Santuário.

40. A Partida
Vamos! Nossa jornada começa [01/08/1987]
No caminho para o aeroporto, Shun é detido por June de Camaleão. A Amazona conta que a Ilha de Andrômeda foi devastada pelo Cavaleiro de Escorpião. Para complicar, Spika e Red, dois outros Cavaleiros vindos da Ilha destruída, resolvem matar Shun em troca do perdão do Mestre Ares.



41. A Crise de Atena
A grande batalha decisiva no Santuário (Sanctuary)! A maior crise de Atena [08/08/1987]
Shun dá conta dos dois Cavaleiros e segue para o Santuário junto dos demais. No caminho, Saori revela a existência de doze Cavaleiros de Ouro e que Ares pode ser o Cavaleiro de Gêmeos. Nisso, Aioria tenta desmascarar Ares. Shaka de Virgem também chega na sala e enfrenta o Leão. Os Cavaleiros de Bronze, inclusive Shiryu, chegam ao Santuário. Às portas das 12 Casas Zodiacais, Saori recebe de Sagita uma flechada no coração.



42. Cosmo Final
Cosmo Final! O Sétimo Sentido [15/08/1987]
Para salvar Saori, os Cavaleiros de Bronze terão que atravessar as 12 Casas Zodiacais protegidas pelos Cavaleiros de Ouro, para chegarem à Sala do Mestre em apenas 12 horas.
A primeira Casa é a de Áries, mas Mu, seu guardião, não oferece resistência. Muito pelo contrário, ele conserta todas as armaduras de bronze.
Mu avisa aos Cavaleiros de Bronze que eles precisarão elevar seus cosmos até ao sétimo sentido, para enfrentar os Cavaleiros de Ouro.




43. Batalha na Casa de Touro
Big Bang! A batalha da Casa de Touro [22/08/1987]
A posição de ataque e defesa de Aldebaran se mostra inabalável. Lembrando dos ensinamentos de Marin, Seiya percebe que havia uma maneira de desviar do grande chifre e ao mesmo tempo golpear seu oponente.




44. Gêmeos, o Labirinto de Luz e Sombra
A Casa de Gêmeos! O Labirinto de luz e trevas [29/08/1987]
Seiya eleva seu cosmo, e desviando do golpe de Aldebaran, quebra o chifre esquerdo do capacete do Cavaleiro Dourado. O Touro permite que o Pégaso siga, mas os demais têm de vencê-lo para ir em frente. Hyoga, Shiryu e Shun unem seus golpes e paralisam Aldebaran.
Na Casa de Gêmeos, os Cavaleiros não conseguem encontrar a saída. Até que eles notam a existência de dois Templos de Gêmeos. Seiya e Shiryu vão para um e Shun e Hyoga para o outro.

45. Enviados Para Uma Outra Dimensão
Pânico! Lançado à deriva em outra dimensão [05/09/1987]
Hyoga e Shun encaram o Cavaleiro de Gêmeos. Na outra Casa, Shiryu e Seiya também se deparam com Gêmeos. Por estar cego, Shiryu sente que na verdade havia apenas a Armadura Dourada lá. O Dragão arrasta o companheiro para a saída da Casa. No outro Templo, Shun e Hyoga são mandados para outra Dimensão. Graças às suas Correntes Nebulosas, Andrômeda escapa, porém o Cisne fica preso na outra Dimensão.

46. A Corrente Nebulosa de Andrômeda Ataca Desta Vez
Urrem! Corrente Nebulosa de defesa e ataque [12/09/1987]
Ikki envia sua cosmo energia para quebrar a concentração de Ares e volta a adormecer dentro do vulcão, onde se recupera. Gêmeos volta a atacar. Desta vez Andrômeda consegue enviar sua Corrente além da outra Dimensão, atingindo Ares. Shun segue para a próxima Casa. Hyoga cai no Templo de Libra.

47. O Corajoso Hyoga Descansa em Paz
Adeus Hyoga! Descanse em paz, ó bravo [19/09/1987]
Kamus de Aquário enfrenta Hyoga na Casa de Libra. O Cavaleiro de Ouro que foi o treinador do Mestre Cristal usa sua Execução Aurora contra o Cisne. Hyoga é vencido e preso no esquife de gelo eterno.

48. O Dragão Volta do Mundo dos Mortos
Dragão! Ressuscite do país da morte [26/09/1987]
Seiya e Shiryu chegam na Casa de Câncer que era toda forrada com cabeças de pessoas mortas pelo Máscara da Morte. Furioso, o Dragão manda Seiya seguir para a próxima Casa pois ele quer combater Câncer. O Máscara da Morte lança Shiryu no Mundo dos Mortos com seu Mergulho dos Espíritos. Ajudado pelo cosmo de Atena, o Dragão retorna da morte para continuar a luta contra o Cavaleiro de Câncer, que mais uma vez manda o herói para junto do yomatsu.




49. Shunrei Reza por Shiryu
Amor! A prece de Shunrei [10/10/1987]
Graças às orações de Shunrei, o Cavaleiro de Dragão se recupera. O Máscara da Morte vai ao Mundo dos Mortos garantir que seu adversário morra de uma vez

50. Levante-se Dragão
Levante-se Dragão! O cosmo do ódio de Shiryu [17/10/1987]
A Armadura de Ouro deixa o corpo de Câncer. Shiryu também tira sua armadura e libertando um poderoso Cólera do Dragão derrota o Máscara da Morte. Em seguida, seu espírito volta ao seu corpo. Shun encontra o Dragão, que recuperou sua visão.

51. Por Que Leão Tenta Matar Seiya?
Por quê?! O leão dourado mostra suas presas [24/10/1987]
Seiya chega na Casa de Leão, onde encontra um mudado Aioria. O Cavaleiro de Leão está determinado a matar o Pégaso. Os Meteoros de Seiya nada fazem contra a Cápsula do Poder e o Relâmpago de Plasma de Aioria. Nas proximidades do Santuário, Marin é pega por Jacob. Para vencer seu gigantesco oponente, a Amazona salta com ele montanha abaixo. Durante a queda, Marin envia seu cosmo para Seiya, que pela primeira vez evita os golpes de Aioria.




52. O Golpe Satânico de Ares
Arles! O lendário Golpe Satã Imperial (Maôken) [31/10/1987]
Cassios, que cuidava de Shina, percebe o quanto sua Mestra era apaixonada por Seiya e decide ajudá-lo. Na verdade, o monstrengo amava há tempos Shina. Cassios também sabia que Aioria fora acertado pelo Satã Imperial do Mestre Ares. O Leão só voltaria ao normal quando matasse alguém.

53. Cassios Morre por Amor
Um homem! Cassius morre por amor [07/11/1987]
O Pégaso estava quase morto. Cassios chega na quinta Casa e salta na frente de Seiya recebendo a Cápsula do Poder. Em seguida, ajudado pelo cosmo de Atena, o Cavaleiro de Pégaso atinge seus Meteoros contra Aioria que volta ao normal. Porém Cassios não resiste e morre.

54. Ikki, a Ave Fênix Sem Asas
Ikki! A ave imortal queima as asas [14/11/1987]
Aiolia leva o corpo de Cassius para ser sepultado, mas antes, previne a Seiya e os outros sobre Shaka. Ikki é atacado por Shiva de Pavão e Ágora de Lótus, dois Cavaleiros de Prata, discípulos de Shaka. Misteriosamente, Ikki não consegue se mover, um poderoso Cosmo o contém.

55. O Grito de Atena
Laços de amizade! O grito de Atena [21/11/1987]
Ágora de Lótus e Shiva de Pavão seguem enfrentando o Fênix. Ikki não conseguia acertar seus oponentes porque Shaka estava lançando seu cosmo para paralisá-lo. Atena corta a concentração do Cavaleiro de Virgem. Ikki pode exterminar Shiva e Ágora com um único Ave Fênix.

56. Shaka, o Cavaleiro Mais Próximo de Deus
Shaka! O homem mais próximo de Deus [28/11/1987]
Seiya, Shun e Shiryu entram na Casa de Virgem onde são facilmente repelidos por Shaka. Quando o Cavaleiro de Ouro já ia arrancar a cabeça de Andrômeda, Ikki chega no sexto Templo. Shaka lança Ikki nos seis mundos do Sei San Sara.

57. Shaka Abre os Olhos
Temor do nada! Shaka abre os olhos [05/12/1987]
Shaka tortura Ikki fazendo-o relembrar de seu passado sofrido. Diante da força do Fênix, o Cavaleiro de Virgem aplica o Tesouro dos Céus. Ikki fica sem seus cinco sentidos.




58. Ikki Morre Corajosamente por Amizade
Heróico! Ikki tomba pela amizade [12/12/1987]
Shaka abriu seus olhos, o que quer dizer que ele elevara até o sétimo sentido. Mesmo sem seus sentidos e recebendo mais um Tesouro dos Céus, Ikki iguala seu cosmo ao do Cavaleiro Dourado e vence Shaka. Infelizmente os dois acabem mortos.

59. Hyoga Volta à Vida
Ressuscite, Hyoga! Vida, morte e amor [19/12/1987]
Shina fica sabendo da morte de Cassios e decide ajudar os Cavaleiros de Bronze. Na sétima casa, Seiya, Shiryu e Shun encontram Hyoga preso num esquife de gelo. A Armadura de Libra surge para Shiryu escolher dentre seus seis pares de armas a certa para libertar o Cisne. O Dragão escolhe a espada. Com um golpe certeiro Hyoga é libertado. Enquanto Seiya e Shiryu rumam para o próximo Templo, Shun fica para reanimar seu amigo usando sua cosmo energia.

60. O Renascer de Hyoga
Hyoga revive! Sacrificando sua vida [26/12/1987]
Miro de Escorpião é o guardião da oitava Casa Zodiacal. Até unindo o Meteoro de Pégaso ao Dragão Nascente o Cavaleiro Dourado não é detido. Pior, Miro fere gravemente os dois Santos Guerreiros com sua Agulha Escarlate. Em cima da hora, Hyoga, recuperado, se apresenta para o combate.

61. Renda-se ou Morrerá!
Rendição ou morte! O limite destas asas [09/01/1988]
Hyoga prende Miro com seu Circulo de Gelo. Depois, o Cisne ordena Shiryu e Seiya que sigam em frente levando Shun (desmaiado por ter usado seu cosmo para reviver o amigo).
Tatsumi e os Cavaleiros de Bronze menores chegam ao Santuário para proteger Atena. O Cisne tenta congelar seu oponente, mas não consegue. O Escorpião acerta os pontos vitais de Hyoga com sua Agulha Escarlate.

62. Hyoga, o Guerreiro Corajoso
Avante Hyoga! O herói orgulhoso [16/01/1988]
Hyoga dispara o seu Trovão Aurora. Mas o golpe nada faz no Cavaleiro de Ouro. Apesar de todo o sangue perdido, Hyoga segue lutando. Diante da coragem do Cisne, Miro entende que de fato o Cavaleiro de Bronze lutava por Atena. O Escorpião pára a luta, e ainda acerta outro ponto de Hyoga, estancando o sangramento. Na Casa de Aquário, Kamus aguarda o pupilo do Mestre Cristal.




63. Todas as Armaduras Douradas Reuniram-se no Santuário!
Ressoem! Armaduras de Ouro do Santuário [23/01/1988]
Tatsumi coloca nas mãos de Saori seu Cetro, que atrai a armadura de Sagitário. O Cetro e a Armadura juntos ressoam fazendo todas as vestes sagradas brilharem. Ares, na sua sala, também sente o poder das Armaduras. A Armadura de Sagitário volta para seu Templo. Seiya (carregando Shun) e Shiryu entram na Casa de Sagitário. Para a surpresa deles, a vestimenta sagrada lança sua flecha contra o Pégaso.

64. Juramos Proteger Atena!!!
Ó, Jovens! Confio Atena a vocês [30/01/1988]
A flecha atinge a parede da Casa revelando uma passagem secreta. No mesmo instante Shun recobra a consciência e Hyoga entra no Templo. Juntos os Defensores de Atena passam pelas armadilhas da Casa. Os quatro chegam até o fim da Casa de Sagitário, onde estava o testamento de Aioros.




65. A Espada Sagrada Ruge
Ruja, lâmina sagrada! Shura contra Dragão [06/02/1988]
Os Cavaleiros de Atena chegam na Casa de Capricórnio. Logo na entrada, uma enorme fenda é aberta no chão separando Shiryu do resto do grupo. Shura de Capricórnio conta ter enfrentado Aioros quando este tentava salvar Atena. Inconformado, Shiryu encara a Excalibur do Cavaleiro de Ouro.

66. Shiryu se Transforma Numa Estrela Cadente
Ah, Shiryu! Desaparece como uma estrela [13/02/1988]
Sem a sua Armadura de Bronze, Shiryu segue enfrentando Shura. O Dragão permite que Shura enterre a mão em seu peito. Shiryu arranca o braço de Capricórnio e aplica o Dragão Final, a técnica proibida pelo Mestre Ancião, e salta para as estrelas levando consigo Shura. Antes de morrer, o Cavaleiro de Capricórnio se arrepende.

67. Adeus aos meus Amigos e ao meu Mestre
Adeus! Meu mestre, meu amigo [20/02/1988]
Na Casa de Aquário, Hyoga volta a se degladiar com Kamus. Seiya e Shun seguem para a próxima Casa. O Cavaleiro de Bronze é avisado por Kamus que só poderá vencê-lo se alcançar o zero absoluto. Hyoga recebe uma forte rajada de Execução Aurora. O Cavaleiro de Aquário volta a prender o Cisne no esquife de gelo. Mas, Hyoga implode o caixão com seu cosmo. O Guerreiro do Gelo eleva sua cosmo energia até o sétimo sentido. Inconsciente e com sua armadura destruída, Hyoga consegue atingir o zero absoluto e disparar a Execução Aurora contra a de Kamus. Com a explosão os dois morrem.




68. Um Maravilhoso Guerreiro: Afrodite
O Guerreiro da Beleza! Aphrodite [27/02/1988]
Seiya e Shun chegam na última Casa Zodiacal. O Pégaso corre para a Sala do Mestre, enquanto Andrômeda enfrenta Afrodite de Peixes. O que Seiya não esperava era encontrar as escadas repletas de rosas venenosas. O Pégaso não resiste e desmaia.



69. O Doce Aroma da Morte
Rosa Diabólica (Demon Rose)! O doce perfume da morte [12/03/1988]
Shun ao saber que Afrodite matara seu Mestre Albior, na Ilha de Andrômeda, explode seu cosmo. O irmão de Ikki consegue rebater as Rosas Diabólicas de Afrodite. Depois, com sua Onda Relâmpago atinge o Cavaleiro de Peixes.

70. Durma em Paz, Shun
Com tranquilidade! Um último sorriso, Shun [19/03/1988]
Afrodite usa a Rosa Piranha. A flor negra destrói as Correntes e a Armadura de Andrômeda. Mas Shun elevando seu cosmo até o sétimo sentido, e mesmo atingido por uma das Rosas Brancas no coração, lança sua Tempestade Nebulosa e vence Afrodite. Andrômeda sem forças cai morto. No caminho para a Sala do Mestre, Marin e Shina acabam com Piton e seus capangas. A Amazona de Águia, assim pode seguir para salvar Seiya.

71. O Relógio de Fogo se Extingue
Apaga-se o Relógio de Fogo! A verdadeira identidade do Mestre [26/03/1988]
Marin reanima Seiya, que chega na Sala de Ares. Para sua surpresa, o Mestre se mostra uma pessoa generosa. Ele é Saga de Gêmeos. Seiya quer levá-lo para retirar a flecha de Atena, mas o Mestre diz que para Saori não morrer, o Cavaleiro de Bronze terá que chegar no Templo de Atena e refletir o Escudo da Justiça contra o Relógio de Fogo. Quando Seiya deixava a sala, Saga sofre uma transformação. Seus cabelos mudaram de cor e a face perversa de Gêmeos, Ares, aflora. Vestindo sua Armadura Dourada o Mestre ataca o Pégaso.



72. Não Perca seus Amigos Seiya
Vá, Seiya! Supere a morte de seus amigos [09/04/1988]
Ares tira todos os sentidos de Seiya. Na Casa de Áries, Shaka pede para Mu ajudar a ressuscitar ele e Ikki. Na Sala do Mestre, Seiya segue apanhando de Ares. Mas o Fênix chega para ajudá-lo. O Pégaso segue para o Templo de Atena guiado pelo cosmo de seus amigos mortos. Gêmeos tenta enviar Ikki para a outra Dimensão, mas não consegue. Ares golpeia o Fênix mais uma vez e corre atrás de Pégaso. Seiya pega o Escudo de Ouro nas mãos e fortificado pelo cosmo de Atena consegue parar o Relógio de Fogo, mesmo sendo acertado outra vez por Ares. O Cavaleiro de Gêmeos já cantava vitória, mas...

73. Amigos, Reunam-se com Atena!
Reunam-se, amigos! Junto com Atena [16/04/1988]
A flecha dourada desapareceu. Atena está salva. Ares ensandecido continua a lutar com Seiya e Ikki. Enquanto isso, Saori sobe pelas 12 Casas onde é recebida pelos Cavaleiros de Ouro remanescentes e ressuscita os Cavaleiros de Bronze mortos.
Todos chegam até o Templo de Atena. Ares parece ser invencível. Nem mesmo a Execução Aurora, o Cólera do Dragão e a Tempestade Nebulosa combinados conseguem detê-lo. Gêmeos até desafia os demais Cavaleiros de Ouro. Seiya se levanta, e tendo os cosmos de seus amigos unidos ao seu, dispara um poderoso Meteoro de Pégaso. Mas por incrível que parece, Ares retorna. Diante de Atena, a Armadura de Gêmeos deixa o corpo do Mestre. Mesmo assim, ele ataca a Deusa. Ares é acertado fatalmente pelo Cetro de Saori. Já morrendo, Saga volta ao normal e implora perdão. Em seguida, Saori toma Seiya em seus braços, para que seu fiel Cavaleiro descanse em paz...




Comentário meu: há episódios em Saint Seiya que foram muito emocionantes para mim. Nesta primeira fase, a melhor luta de toda a série pra mim é do Seiya contra o Shiryu. Acho muito bem bolada e ainda toda aquela lenda do escudo e da lança mais fortes. Bacana também a luta do Shiryu contra o Algol de Perseu e todo o empenho do Dragão para salvar seus amigos, chegando ao ponto de cegar a si mesmo. Bonito gesto. Nas 12 casas há batalhas memoráveis. A primeira delas é do Camus contra o Hyoga na casa de Libra. O mestre enterrando o seu discípulo para que ele voltasse mais forte é de uma nobreza imensa. Gostei também da luta contra o Máscara da Morte, pois eu o achei um vilão autêntico e cruel. Teve o final merecido. E o Shaka contra o Ikki? Confesso que me chocou quando vi pela primeira vez, pois jamais tinha sido exposto a tamanha carga emocional. É emocionante também ver surgir a armadura de libra para que o Shiryu pudesse escolher a espada e libertar o Hyoga do esquife de gelo. Nas batalhas finais, é emocionante ver o Mestre Ancião e a Shunrei sentindo a perda do Shiryu. E, por fim, Hyoga contra Camus é um belo término de uma lição, de ensinamentos de um mestre (pai) para um discípulo (filho). Hyoga realmente só tinha que agradecer por tamanha dedicação.